O Comandante

​SAMUEL CALADO CARVALHO DE OLIVEIRA

CAPITÃO-DE-FRAGATA


O​ capitão-de-fragata Samuel Calado Carvalho de Oliveira nasceu na Moita, a 26 de agosto de 1966. Ingressou na Escola Naval em 1986 e assumiu o comando do NTM Creoula em 15 de setembro de 2015.

Após ter concluído a licenciatura em Ciências Militares Navais em 1991, embarcou até 1997, nas corvetas Augusto Castilho, João Roby e no navio balizador Schultz Xavier, onde desempenhou as funções de chefe do serviço de navegação, de armas submarinas e de oficial imediato, respetivamente, tendo participado essencialmente em missões relacionadas com a segurança e o exercício de autoridade do Estado no mar. Posteriormente, prestou serviço na Flotilha, como Chefe do Serviço de Pessoal, tendo regressado novamente ao mar para desempenhar funções a bordo do navio-escola Sagres. Neste navio, efetuou algumas missões, das quais se destacam a viagem de comemoração dos 500 anos de descoberta do Brasil, realizada no ano 2000.

Terminado o período de embarque em 2002, foi para a Escola Naval, onde exerceu as funções de Comandante de Companhia do Corpo de Alunos. Ainda neste ano, frequentou o Curso Geral Naval de Guerra, após o qual foi promovido ao posto de capitão-tenente.

Em 2003, iniciou uma comissão na Divisão de Planeamento Estratégico Militar do Estado-Maior General das Forças Armadas, como oficial responsável pela área do planeamento de forças NATO. Posteriormente, em 2005, destacou para a Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada onde desempenhou funções no âmbito da inspeção. No período final da sua comissão Estado-Maior da Armada e já após ter sido promovido ao seu atual posto, teve oportunidade de participar nos trabalhos conducentes à criação de um novo órgão na estrutura organizacional, a Inspeção-Geral da Marinha, onde desempenhou funções até 2012. 

Regressou de novo ao Estado-Maior da Armada, para uma nova comissão na Divisão de Recursos, a qual terminou em setembro de 2015.

O capitão-de-fragata Carvalho de Oliveira é casado com Elisabete Melo, vive no Gaio-Moita e tem dois filhos - Tiago e Bárbara.​​​

​​​​​