Perguntas frequentes

Como posso navegar no Creoula?

As entidades e instituições interessadas em navegar no NTM Creoula devem apresentar candidatura à Marinha ou ao Ministério da Defesa Nacional.
Esta solicitação pode ser enviada diretamente para o navio, para os endereços disponibilizados na área dos contactos ou através dos contactos disponibilizados na página oficial da Marinha Portuguesa.
Antes de formalizar a candidatura é aconselhável efetuar um contacto prévio com o navio a fim de averiguar a viabilidade da proposta a apresentar.

Qual a idade mínima necessária?

A idade mínima necessária para navegar no NTM Creoula são 14 anos à data do embarque, em viagens que não envolvam eventos organizados pela Sail Training International (STI).
Em eventos organizados pela STI a idade mínima são 15 anos.

Qual a duração das viagens?

Em regra, as viagens têm uma duração compreendida entre os 3 dias e os 7 dias.
Contudo e em função dos objetivos definidos pelas entidades que navegam a bordo, estas poderão ter a duração que for considerada adequada aos objetivos definidos.

Qual a capacidade máxima de alojamento do navio?

A capacidade máxima de alojamento do navio é de 51 instruendos e 1 diretor de treino (responsável pelo grupo).
Caso existam limitações de ordem material ou outras poderá ser definida uma capacidade de alojamento mais restrita.

Quais os artigos e o limite de bagagem que posso levar?

Está disponível uma listagem completa de artigos de vestuário aconselháveis para o embarque nas Normas de Embarque (Anexo C).
De entre os artigos aconselháveis para o embarque, salienta-se a necessidade de trazer roupa prática, para o calor e para o frio, protetor solar e luvas (de vela ou de jardim em cabedal).
Embora não exista um limite da bagagem que se pode levar a bordo, é atribuído a cada instruendo um armário com as seguintes dimensões (80x50x50cm).

As raparigas e os rapazes dormem no mesmo local?

Os instruendos ficam alojados em cobertas localizadas a meio-navio, as quais se destinam em exclusivo apenas a rapazes ou a raparigas.
Existem 3 cobertas com capacidade para 21, 21 e 9 instruendos (total 51).

Quais os destinos em cada viagem e em que altura decorrem?

Em regra, o navio navega entre os meses de abril e setembro de cada ano, iniciando e concluindo as respetivas viagens na Base Naval de Lisboa, localizada no Alfeite-Almada.
Assim, podem ser definidos pelas entidades, em conjunto com o navio, quaisquer destinos que sejam compatíveis com a duração da viagem e que disponham das necessárias condições de segurança para o navio atracar ou fundear.

O navio possui algum apoio médico a bordo?

Sim. Fazem parte da guarnição militar do navio um médico, um enfermeiro e dois socorristas com formação complementar.
O navio dispõe ainda de uma enfermaria com capacidade de internamento para duas pessoas.

Qual o regime alimentar em vigor a bordo? Podem embarcar vegetarianos ou pessoas com necessidades alimentares especiais?

O regime alimentar existente a bordo é diversificado e de qualidade (contém carne, peixe, legumes, fruta, etc).
Embora o navio não possua ementas vegetarianas (em virtude de não existirem a bordo alimentos especialmente utilizados neste tipo de dieta), a equipa da cozinha procura adaptar, sempre que possível e necessário, as refeições a esta necessidade.