NTM CreoulaPortuguês (Portugal)O NavioOficial a desempenhar funções de comandante

Oficial a desempenhar funções de comandante

RUI PEDRO ROBALO FRANCO

CAPITÃO-TENENTE


O Capitão-tenente Rui Pedro Robalo Franco nasceu em Lisboa a 22 de maio de 1981 na freguesia de S. Sebastião da Pedreira. Frequentou o Instituto Militar dos Pupilos do Exército entre 1991 e 1998, tendo ingressado na Escola Naval a 01 de outubro de 2000.

Concluiu a Licenciatura em Ciências Militares Navais em 2006, sendo promovido ao posto de Guarda-marinha em 2 de outubro do mesmo ano.

Após finalizar o trajeto académico da Escola Naval, o Comandante Robalo Franco embarcou no NRP João Roby e NRP Zaire, neste último navio desempenhando as funções de chefe dos vários Serviços de bordo e, no período compreendido entre outubro de 2007 a junho de 2009, desempenhou as funções de Imediato.

Posteriormente em junho de 2009 foi indigitado para pertencer à primeira guarnição no NRP Viana do Castelo, desempenhando as funções de Chefe de Serviço de Navegação, de 30 de março 2011 a 15 de outubro de 2012.

Frequentou a especialização de oficiais em Armas Submarinhas na Escola de Tecnologias Navais no ano de 2012/2013 e após sua conclusão regressou ao NRP Viana do Castelo onde desempenhou a as funções de Imediato durante 2 anos.

No período compreendido entre julho de 2015 e maio de 2016 colaborou com o projeto de requalificação dos navios da classe Tejo, tendo sido nomeado para assumir o comando do primeiro navio. Foi comandante do NRP Tejo (navio que dá nome à classe) entre 5 de maio de 2016 e 29 de setembro de 2017. 

Após conclusão do Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto Universitário Militar no ano letivo de 2017/18, foi colocado na Divisão de Operações do Estado-Maior no Comando Naval como Chefe da Secção Operações de Superfície e Fiscalização Marítima até setembro de 2019.

Finda a permanência no Comando Naval, destacou para o NTM Creoula para o cargo de Imediato, onde acumula atualmente com as funções de Oficial a desempenhar as funções de Comandante desde 07 de fevereiro de 2020.

Ao longo da sua carreira foi alvo de vários louvores, tendo sido agraciado com a Medalha Militar de Serviços Distintos de Prata, Medalha Militar da Cruz Naval de 3ª Classe e com Medalha Militar de Comportamento Exemplar de grau Prata.

O Capitão-tenente Robalo Franco é casado com Dr.ª Cátia Franco e tem duas filhas, Catarina e Matilde, vivendo com a sua família em Odivelas.