​​​​Pelos relevantes serviços prestados a Portugal, o NTM CREOULA foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, em 2012, por ocasião dos 75 anos do seu lançamento à água que coincidiu com os 25 anos de atividade como navio de treino de mar operado e mantido pela Marinha Portuguesa desde 1987.

Descrição heráldica
Escudo azul com dois bacalhaus de prata adossados, em chefe duas cordas formando um nó direito. Pendente no escudo, a Medalha de Ordem do Infante D. Henrique (2012). Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel ondulado de prata com a legenda em letras negras maiúsculas, tipo elzevir “NTM CREOULA”.
Os bacalhaus aludem ao passado histórico do navio enquanto bacalhoeiro (1937-1973) e o nó direito traduz o espírito de entreajuda, amizade e camaradagem que os jovens desenvolvem quando embarcam no NTM Creoula, assim como a instrução, a arte de marinheiro e as noções de marinharia que lhes são ministradas a bordo. O nó direito simboliza ainda o reforço da ligação da Marinha à sociedade civil, por via do embarque dos jovens.

​​